Costruindo uma estratégia e uma política de turismo sustentável em Mato Grosso.

Costruindo uma estratégia e uma política de turismo sustentável em Mato Grosso.

No dia 14 de Março 2019 no SEBRAELAB em Cuiabá aconteceu o Worshop Turismo Sustentável – Garantindo o turismo de hoje e de amanhã.

O workshop faz parte de un projeto maior apoiado pela ONU Meio Ambiente em parceria com o SEBRAE MT e a Secretaria de Turismo do Estado do Mato Grosso, que tem como objetivo construir uma estrategia e uma politica pública de turismo sustentável.

O workshop foi basicamente orientado a fornecer uma consulta do pensamento e da estrategia comum dos participantes em termos de Turismo Sustentável para que se construa uma agenda comum que seja viável para os atores envolvidos.

Alexandre Garrido, consultor especialista em turismo sustentávelnos fala dos principais resultados do evento:

Teve um reconhecimento unânime da importância de ter uma governancia publico-privado para fazer as coisas acontecerem. De fato, não só para poder criar, mas também para implementar uma estratégia de turismo sustentável é indispensável que se tenha uma política publica e que o setor privado a transforme em ação.

Uma outra questão que saiu das discussões e reflexões é que o estado do Mato Grosso tem um grande potencial turistico a ser esplorado e, por estar ainda nesse estado incipiente de discussão, ainda não existem aqueles problemas ambientais que acabam acontecendo quando a esploração é feita de maineira equivocada, portanto, em Mato Grosso, ainda tem a oportunidade para o turism de dar certo.

A outra questão que teve consenso geral foi sobre a importância das comunidades locais. Segundo Alexandre, a percepção do publico de Mato Grosso é que não tem como fazer turismo sem o envolvimento da comunidade, pois não se trata apenas de respeitá-la, mas, sobretudo, de fazer parceria e trabalhar juntos com ela no territorio.  

A próxima etapa desse projeto será a realização de estudo para identificação das iniciativas existente de turismo sustentável, da base econômica atual do turismo no Estado e das normas e programas de certificação que poderão ser aplicados nas empresas. Em seguida será criado  manual de orientação para desenvolvimento do Turismo Sustentável no Estado do Mato Grosso. Este manual deverá orientar o Estado no uso da normalização e certificação como ferramentas para o turismo sustentável. 

Estamos curiosos de acompanhar esse processo que se presenta promissor para o turismo brasileiro, e desejamos que o trabalho que está sendo feito em Mato Grosso possa estimular o debate sobre turismo sustentável em outros estado do país também.

Alexandre Garrido 

Coordenador do grupo de trabalho na ISO de Turismo Sustentável (ISO/TC228/WG 13)

Coordenador da Comissão de estudos da ABNT de Turismo Sustentável.

Especialista em sustentabilidade, riscos, normalização, certificação e gestão empresarial. Com mais de 25 anos de experiência, atua como consultor no desenvolvimento e implementação do Programa de Certificação de Turismo Sustentável (Instituto de Hospitalidade), do Programa Aventura Segura (ABETA), do Programa de Sustentabilidade para Operadoras de turismo (Braztoa) e do projeto turismo Sustentável em Destinos Costeiros (WWF). Autor do Guia ABNT- SEBRAE de implementação de Sistema de Gestão da Sustentabilidade para Meios de Hospedagem.

É Diretor da Sextante, consultoria especializada em tecnologias para a competitividade e autor do Blog sobre Turismo Sustentável

Para mais informações:
https://alexandregarrido.blog 

Elisa Spampinato
Elisa Spampinato
Elisa is the Editor of Travindy.Brasil. Community Storyteller and expert in Community-Based Tourism (CBT). Consultant and Researcher in Sustainable Tourism and Local Development.

Related Articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Sustainable Tourism Crash Course -spot_img

Useful resources